segunda-feira, 30 de setembro de 2013

OS BENEFÍCIOS DA GRANOLA



O mix de cereais, castanhas e frutas secas é rico em fibras e outros componentes importantes para o equilíbrio do organismo e para a regulação do intestino

beneficios da granola Os benefícios da granola
A granola possui vários benefícios para o organismo, a vantagem de tudo isso está em sua composição, pois ela é constituída de muitos alimentos ricos em vitaminas, fibras, proteínas e nutrientes que auxiliam no funcionamento correto do organismo refletindo diretamente na pele, benefícios esses que são proporcionados através do consumo diário.
A granola contém vitaminas A, B1, B2, B6, B12 e C, ferro, ácido fólico, zinco, niacina e fibra alimentar, que proporciona energia e vitaminas antioxidantes que ajudam a retardar o envelhecimento do organismo e combate  os radicais livres, os seus benefícios contribuem para a redução do colesterol e a probabilidade de desenvolvimento de câncer no intestino.
Para obter esses e outros benefícios para o organismo muitas pessoas acompanham o consumo da granola com uma alimentação saudável e com a pratica  de exercícios físicos diariamente.
Muita gente consome granola, porém desconhece sua composição e quais benefícios ela tem a oferecer para a saúde. A granola é uma mistura de ingredientes composta por uma grande variedade de grãos e outros elementos, como cereais (cevada, aveia, farelo e gérmen de trigo, flocos de milho, de arroz ou trigo e linhaça), castanhas (castanha de caju, amendoim e castanha-do-pará) e frutas secas (uva, banana e maçã).
Como não há uma receita específica que defina a composição da granola, ela pode ser encontrada em diversas versões e sabores. Saudável e saborosa, pode ser consumida pura, com leite, iogurte, com frutas, açaí ou qualquer outro acompanhamento.
O resultado disso, é a melhora dos casos de prisão de ventre, redução do colesterol e da incidência de câncer no intestino.A grande vantagem da granola é ser composta por um mix de cereais que contêm muita fibra e outros componentes importantes para o equilíbrio do organismo e para a regulação da função intestinal.
Sem contar que o bom funcionamento do intestino dá mais disposição e se reflete na pele, que fica mais bonita. A granola também é uma aliada na luta contra o envelhecimento, já que os minerais presentes, em especial selênio e zinco, são antioxidantes e ajudam a manter as células sempre jovens.
Entretanto, apenas o consumo regular da granola não é suficiente para ter bons resultados. Ela deve fazer parte de uma dieta completa e equilibrada e ser uma das opções de alimentos saudáveis de um cardápio variado.
Vale lembrar ainda que ao incluir a granola na dieta, é preciso aumentar o consumo de água. É que o processo de digestão das fibras contidas na mistura consome bastante boa quantidade de líquido do organismo e, se o corpo não estiver bem hidratado, o intestino pode ficar preso.

Granola engorda?
O horário indicado para o consumo da granola também tem relação com a hidratação do corpo. O ideal é comer a mistura de cerais pela manhã e na parte da tarde, quando o corpo ainda está em atividade e recebendo água. Evite comer granola à noite, período em que o corpo está se preparando para repousar.
Se você exagerar na quantidade, a granola pode engordar, sim. Principalmente se optar por uma versão com açúcar. Uma porção equivalente a meia xícara de chá de granola tem cerca de 160 calorias. Na granola light ou diet, o valor calórico não muda muito. Portanto, o melhor mesmo é consumir com moderação. De qualquer forma, ela é muito bem-vinda na dieta.