terça-feira, 3 de setembro de 2013

Óleos Trazem Benefícios Para os Cabelos, Corpo e Rosto


Com fórmulas específicas é possível dar brilho ao cabelo, hidratar e perfumar o corpo, combater os sinais de envelhecimento e emagrecer

Corpo

A forma mais comum de uso é após o banho, com massagem suave. Depois, uma ducha rápida elimina o excesso. Alguns produtos trazem um blend de ativos capaz de intensificaros resultados, mas também de sobrecarregar a pele, deixando-a oleosa. “Quando diferentes ativos são utilizados em uma mesma fórmula, a soma dessas substâncias pode potencializara ação hidratante. No entanto, dependendo do tipo de pele, como no caso da oleosa, essa mistura pode obstruir os poros e favorecer o surgimento de acne e foliculite”, avisa Juliana Carnevale. O ideal é que ele seja aplicado a cada dois dias e, em casos de pele oleosa, no máximo duas vezes por semana. “Como forma um filme protetor, o uso em excesso também pode prejudicar a atuação de outros cosméticos”, complementa. Para um resultado mais eficaz, faça uma esfoliação a cada dez dias para ajudar a eliminar os resíduos que vão se acumulando e formando uma barreira cutânea. Na hora de comprar um produto, fique atenta à bula: “O ideal é que o percentual de óleo vegetal seja maior que do mineral, uma vez que este tem maior chance de causar alergias”, orienta a dermatologista.
Confira as indicações da médica Juliana Carnevale para tratar o corpo:
Amêndoas doces Rico em proteínase glicídios, vitamina B1, B2, PP, B5, B6, provitamina A e substâncias minerais; atua como agente emoliente e diminui a desidratação.
Semente de uva
Tem elevado teor de alfatocoferolácido linoleico e ácido palmítico, possui ação emoliente,tonificante e revitalizante.
Macadâmia
Com ácido palmitoleicohidrataprotege e previne a perda de umidade cutânea.
Abacate
Possui ácidos, vitaminas, aminoácidos e lecitina, é emoliente, calmante e suavizante da pele.
Germe de trigo 
Enriquecido com vitamina E, conta com sais mineraisácidosvitaminas e lecitina. Promoveação tônicafortificanterevitalizanteemolientenutritiva e estimulante.
Avelã
Rico em ácido oleico garante emoliência, deixando a tez extremamente macia.

Rosto

Os óleos podem ser usados nessa região, mas com critério. Isso porque a utilização em alta quantidade pode desencadear acne. “Podemos fazer uma associação de óleos, como coco,arganMonoi do Taiti e rícino, e colocar algumas gotas no creme facial de uso diário. É bomlavar o rosto com um sabonete mais abrasivo pela manhã e de noite e usar um sabonete esfoliante duas vezes por semana. No momento da aplicação do creme, pingue uma gota do blend de óleos equivalente a dois grãos de ervilha no creme e aplique no rosto suavemente com os dedos”, explica Silvia de Mello. Segundo a médica, essa misturinha pode ser usada no rosto diariamente, principalmente por quem tem a cútis mais ressecada. Não existem muitas fórmulas faciais à disposição no mercado, mas o produto pode ser manipulado. “O dermatologista vai saber fazer a melhor indicação para cada tipo de pele, além de especificar uma fórmula que não a deixe ‘grudenta’ e com cheiro desagradável”, recomenda a especialista.

O melhor óleo

Veja as indicações da médica Silvia de Mello para cada face:
Oleosa
Melaleuca, que é adstringente e anti-inflamatório.
Normal
Girassolmilhogergelimmacadâmia e oliva, capazes de estimular a síntese de ceramidas.
Mista
Algodão, com ação adstringente e antioxidante.
Seca
Argan, cuja função é melhorar a hidratação e elasticidade da cútis, além de prevenir aruptura da pele.
Manchada
Semente de girassol, um clareador suave.

Cabelo

Há quem tenha receio de aplicar o óleo no fio, por conta de ele ficar pesado, oleoso, sem vida, além de temer o surgimento de seborreia e até a queda capilar. “Isso não ocorre, a não ser que os óleos sejam aplicados no couro cabeludo, pois isso causa obstrução dos poros”, avisa João Carlos Pereira. Por outro lado, quem sofre com psoríase e dermatite seborreicapode se beneficiar de alguns óleos, sim. “A propriedade de emoliência, ou seja, a capacidade de hidratar e amolecer, ajuda na remoção das escamas que se formam nesses quadros”, esclarece Ana Carina Junqueira Bertin, dermatologista e tricologista da clínica Adriana Vilarinho (SP). Para evitar que o visual pese, a dermatologista recomenda que fórmulas oleosas sejam usadas por quem tem pontas e raiz secas. “Os óleos devem ser usados em fios grossoscrespos e pesados. Mesmo assim, os antifrizzsiliconados e reparadores devem ser aplicados somente nas pontas e em pouca quantidade”, ensina. De acordo com ela, fioscurtos merecem de cinco a dez gotas só nas pontasmédios, de 10 a 15; e longos, no máximo, 20. Em casos de ressecamento excessivo, uma boa opção é aplicar o óleo à noite, antes de se deitar, e lavar o cabelo de manhã. Um blend de ativos (argan, abacate, macadâmia...) pode intensificar os resultados, mas também sobrecarregar a fibra capilar. “O importante é não exagerar na quantidade utilizada”, reitera João Carlos Pereira, que não indica o uso de óleos puros antes da chapinha, pois isso pode queimar o fio (verifique na embalagem a indicação).

Os melhores óleos para investir nos cuidados com os fios, segundo João Carlos Pereira:

Argan Indicado para quem precisa recuperar a saúde capilar rapidamente. Pode ser usado paraamenizar as pontas duplascontrolar o frizz e hidratar.
Macadâmia
Dá brilho e uma aparência renovada aos fios. Contém ômega-7 e possui ação rejuvenescedora. De rápida absorção, ele pode ser aplicado no cabelo molhado.
Coco
Rico em vitamina E e ácidos graxos, ele é um poderoso hidratante e emoliente, pois é um dos poucos óleos vegetais que penetram profundamente na cutícula do fio.
Amêndoa e de abacate
São indicados para manter a hidratação, uma vez que penetram na cutícula, nutrindo eprotegendo dos danos do dia a dia.
Semente de uva
É considerado até mesmo um remédio natural, pois tem propriedades que ajudam no crescimento, tal como a vitamina E.
Rícino
É um óleo vegetal proveniente da mamona. Entre os seus benefícios estão fortalecimentocapilar e estimulação do crescimento.
Jojoba
Pode ser usado em qualquer tipo de cabelo, pois é um óleo natural bastante leve. Deixa asfibras capilares mais brilhantes e ajuda no combate à caspa.
Conheça as versão mais utilizadas para consumo:
Cártamo Antioxidante natural com propriedades aceleradoras do metabolismo das gorduras, auxiliando, assim, no controle da obesidade.
Coco gordura contida nele retarda o esvaziamento gástrico, aumentando a saciedade ediminuindo a fome. É também rico em ácido láurico, um tipo de gordura de ação antibacterianaantifúngicaantiviral e antiprotozoária, ou seja, ajuda a prevenir diversos tipos de infecções.
Abacate
Previne doenças cardio vasculares devido ao seu alto teor de ácido oleico — gordura monoinsaturada que auxilia na redução do LDL (colesterol ruim) e aumento do HDL(colesterol bom). É rico em vitamina E, cuja ação antioxidante inibe a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os sinais do envelhecimento.
Linhaça Possui propriedades anti-inflamatórias preventivas de doenças cardiovasculares e decontrole de colesterol e triglicérides. Possui grande concentração de fibras, facilitando ofuncionamento intestinal, e é uma importante fonte vegetal de ômegas 3 e 6. A linhaça marrom e a dourada possuem praticamente as mesmas propriedades nutricionais.
Oliva (Azeite)Fonte de gordura monoinsaturada é famoso por “varrer” o colesterol ruim das artérias. Além disso, estudos mais recentes comprovaram que o consumo regular de duas colheres (sopa) de azeite por dia auxilia na perda de gordura visceral, ou seja, aquela localizada na região abdominal.
Gergelim
Fonte de ácidos graxos (gorduras insaturadas) como ômegas 6 e 9, com importante açãoantioxidanteprevenindo o envelhecimento precoce. Outra vantagem é que ele possui níveis elevados de vitamina E, aliviando os sintomas da TPM.
Abóbora
Por ser fonte rica de vitamina E e de outras vitaminas da família (alfatocoferol e gamatocoferol), é considerado um óleo com propriedades antioxidantes.