quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Goji Berry Campeã em Antioxidantes









Amora, morango e açaí são famosos por combater as rugas precoces. Existe uma frutinha vermelha ainda mais potente, que supera todas as outras em antioxidantes: a goji berry. Conhece? De origem asiática, ela acaba de chegar por aqui. Mas já é sucesso na Europa e usada há mais de 2500 anos pelos chineses. "Estudos orientais mostram que o suco de goji berry faz bem para os rins e o fígado, além de aumentar o bem-estar", diz o nutricionista Fábio Bicalho, do Rio de Janeiro. Encontrada à venda na versão desidratada, pode ser consumida pura, com outras frutas desidratadas ou polvilhada na salada. Confira outras substâncias e benefícios da goji berry. 

REJUVENESCE: carrega minerais (zinco e selênio) e polifenóis (antocianina e resveratrol) que combatem os radicais livres e favorecem a renovação celular. 

PROTEGE A PELE: fonte de betacaroteno, protege a pele dos efeitos nocivos do sol. 

AUMENTA AS DEFESAS:
 rica em vitamina C, reforça a imunidade. Ainda tem vitaminas B1, B2 e B6 - anti-inflamatórias, antibacterianas e antifúngicas.


O grande atrativo, entretanto,  está em sua alta concentração de vitamina C, como mostrou um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition. O material revela que 100 gramas (ou uma xícara de chá) da versão seca contêm 2500 miligramas da vitamina,quantidade 50 vezes maior que a de uma laranja. Outra pesquisa comprovou que o alimento aumenta o nível de energia, melhorando o rendimento físico durante o treino, a qualidade do sono e a concentração. Também é capaz deestimular o metabolismo, contribuindo para a perda de peso. Só isso já justificaria o consumo diário da fruta, certo? Mas a lista não para por aí!


Tem ação antioxidante
A alta concentração de vitamina C eleva o poder antioxidante da fruta. Isso quer dizer que ela é considerada um anti-inflamatório natural, ajudando a prevenir problemas de inflamação dos tecidos, entre eles a celulite, a flacidez e o envelhecimento precoce. Os aminoácidos presentes na fruta colaboram para a produção de proteínas, que também serão responsáveis por enrijecer os músculos e dar firmeza à pele.
Regula o intestino
Por ser rica em fibras, o goji também dá um gás no intestino preguiçoso, além de promover saciedade. Resultado? Menos inchaço na região abdominal e menos fome ao longo do dia.
Reduz o colesterol
Por conter um ácido graxo chamado linoleico, o goji berry é indicado para diminuir o colesterol ruim do sangue e também o acúmulo de gordura no organismo.

Melhora o humor e o estresse
A frutinha possui triptofano, também conhecido como a “substância do bom humor”, porque é precursor da serotonina. Afastar o estresse, controlar o sono e o apetite estão entre seus efeitos.