quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Benefícios da Amêndoa



Embora as amêndoas sejam conhecidas por fornecer uma variedade de benefícios cardioprotectores, muitas pessoas evitam-nas com medo de engordar. Um estudo prospectivo mostra que tais temores são infundados. Na verdade, as pessoas que comiam amêndoas pelo menos duas vezes por semana eram muito menos propensas a aumentar de peso do que aquelas que quase nunca as comiam.
O estudo de 28 meses, envolvendo 8.865 homens e mulheres adultos, em Espanha, levou à conclusão de que os participantes que comiam amêndoas pelo menos duas vezes por semana eram 31% menos propensos a engordar do que os participantes que nunca ou quase nunca as comiam.
E, entre os participantes do estudo que aumentaram de peso, aqueles que nunca ou quase nunca comiam amêndoas, aumentaram uma média de mais 424 gramas do que aqueles que as comiam pelo menos duas vezes por semana.
Os autores do estudo concluíram que “o consumo frequente de amêndoas esteve associado a um risco reduzido de aumento de peso”.
A amêndoa ajuda a produção de energia
As amêndoas são uma boa fonte de manganês e uma boa fonte de cobre, dois minerais que são cofatores essenciais de uma enzima oxidante chamada superóxido dismutase. O superóxido dismutase neutraliza os radicais livres, produzidos dentro das mitocôndrias (as fábricas de produção de energia nas células), mantendo assim a nossa energia a fluir. Felizmente, a Mãe Natureza fornece minerais cofatores nas amêndoas.
Apenas um quarto de uma chávena de amêndoas fornece 45,0% do valor diário ideal de manganês e 20,0% do valor diário ideal de cobre. A riboflavina (vitamina B2) também desempenha pelo menos dois papéis importantes no organismo no que diz respeito à produção de energia. Quando ativa em vias de produção de energia, a riboflavina toma a forma de flavina adenina dinucleotídeo (FAD) ou flavina mononucleótido (FMN). Sob estas formas, a riboflavina anexa às enzimas uma proteína chamada flavoproteína, que permite a ocorrência da produção de energia à base de oxigénio.
As flavoproteínas  encontram-se em todo o corpo, especialmente nos locais onde a produção de energia à base de oxigénio é constantemente necessária, tais como o coração e outros músculos. Outro papel da Riboflavina na produção de energia é o de proteção.
O oxigénio que contenha moléculas que o corpo usa para produzir energia pode ser altamente reativo e pode inadvertidamente causar danos à mitocôndria e até às próprias células. Nas mitocôndrias, a lesão é essencialmente impedida por uma pequena molécula de proteína chamada glutationa. Como muitas moléculas “antioxidantes”, a glutationa deve ser constantemente reciclada e é a vitamina B2 que permite que essa reciclagem ocorra. (Tecnicamente, a vitamina B2 é um cofator para a enzima glutationa redutase, que reduz a forma oxidada da glutationa  para a sua versão menor.) O mesmo quarto de chávena de amêndoas fornecerá às  suas células 17,6% do valor diário ideal de riboflavina.
A amêndoa ajuda a prevenir cálculos renais
As amêndoas é um dos alimentos mais apreciados pelo os vegetarianos, devido o seu alto de proteína e grande parte de minerais. Além de ser rico em gorduras monoinsaturadas, estudos recente revelam que consumi amêndoa é uma excelente medida para reduzir os níveis de colesterol mal, e ainda protege a saúde cardíaca e uma boa manutenção da saúde da pele.

Que outros benefícios das Amêndoas?
  • Falta de memoria
  • Serve como calmante nas ardência da via urinaria
  • Fadiga física e intelectua
  • Tuberculose
  • Problemas intestinal
  • Reumatismo ( fazer massagem com o óleo de amêndoa)
  • Diabete ( devido o seu teor em hidrocarbonato saudável)
  • Recomenda paras gravidas e no período de lactação
  • Pós-Parto ( recomenda consumi 5 a 8 amêndoas por dia durante 40 dias